Sobre a Mucuri

IDENTIFICAÇÃO

Razão Social: Cooperativa de Laticínios Vale do Mucuri Ltda.

Sigla: COOLVAM

CNPJ: 19.387.000/0001-14

Sede e Foro: Rua Mamed David, 265

Segmento ou Ramo: Agropecuário

CONSTITUIÇÃO

A Cooperativa de Laticínios Vale do Mucuri - COOLVAM foi fundada no dia 27 (vinte e sete) de julho de 1947, por um grupo de 29 (vinte e nove) cooperados que buscavam uma maneira mais rentável para o aproveitamento do leite produzido em suas fazendas.

No início de suas atividades, a Cooperativa funcionava somente com venda de leite in natura para outras empresas, pois não tinha estrutura industrial montada para a produção de derivados lácteos.

A COOLVAM iniciou em 1986 a industrialização de produtos derivados do leite e hoje comercializa os seguintes produtos: manteiga, queijo mussarela, queijo prato, queijo prato light, queijo parmesão, queijo minas, leite longa vida integral e desnatado, achocolatado, doce de leite, requeijão cremoso, ricota e outros.

LOCALIZAÇÃO E ÁREA DE AÇÃO

A Coolvam está localizada no município de Carlos Chagas, na região nordeste do estado de Minas Gerais e foi uma das primeiras cooperativas agropecuárias a surgir nesta região. Sua área de atuação é em todo o Território Nacional.

A COOLVAM consolidou sua marca MUCURI no mercado, devido à qualidade dos seus produtos, atendendo a um amplo mercado consumidor. A distribuição dos produtos atinge regiões dos Estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia e Rio de Janeiro.

OBJETIVOS E FINALIDADES

A Coolvam tem por objetivo a melhoria econômica e social de seus cooperados, com base na participação consciente e na colaboração recíproca que se obrigam, desenvolvendo as seguintes atividades econômicas:

  1. Industrialização: de vários produtos através do beneficiamento do leite entregue por seus cooperados e a produção de sal mineralizado para pecuária de corte e leiteira.
  2. Comercialização: venda, em comum, de produtos in natura e/ou industrializados, de produção agropecuária de seus cooperados.
  3. Serviço de abastecimento: adquirindo ou produzindo para fornecimento ao quadro social, todos os artigos necessários à sua atividade econômica e ao seu uso pessoal ou doméstico.
  4. Serviços Técnicos: mediante assistência técnica agropecuária e assistência técnica Gerencial (EDUCAMPO), objetivando a racionalidade e produtiv idade das explorações agropecuárias.
  5. Serviços sociais: mediante a celebração de convênios com entidades públicas e privadas, de atividade de promoção humana, educativa, de assistência médico hospitalar, de serviços culturais, desportivos, de integração social dos cooperados e dos funcionários da empresa.
  6. Incentivo à produção: através de recursos próprios, quando possível, ou pela intermediação junto a estabelecimentos de crédito particulares ou públicos, para incorporação de tecnologia apropriada de produção e melhoria da produtividade.

A COOLVAM APRESENTA UM QUADRO SOCIAL EM CONSTANTE CRESCIMENTO.

SERVIÇOS PRESTADOS

  • Assistência técnica aos cooperados através do Projeto Educampo;
  • Venda de insumos e produtos veterinários através da Farmácia Veterinária Coolvam;
  • Realização de campanhas semestrais de vacinação contra a brucelose em toda a área de ação;
  • Participação em campanhas de vacinação contra a raiva

AÇÃO DE INTERCOOPERAÇÃO

  • Realização de eventos em parceria com as cooperativas locais.
  • Apoio à Agência de Desenvolvimento de Carlos Chagas - ADECAR.
  • Realização do Torneio Leiteiro.
  • Apoio ao Sindicato dos produtores rurais na realização de leilões de leite e corte; e da FEACC (Feira de agropecuária de Carlos Chagas).
  • Parceria com Sindicato, Sicoob, Prefeitura e outras entidades para a realização da Feira Agropecuária;
  • Parceria com as demais cooperativas locais na realização de eventos voltados para o cooperativismo como exemplo: Dia Internacional do Cooperativismo e Ações de Solidariedade.

ATIVIDADES COM JOVENS

A COOLVAM busca o desenvolvimento do jovem na comunidade e seu envolvimento com o cooperativismo. Para tanto, viabiliza a participação de jovens nos Encontros promovidos pela OCEMG/SESCOOP. Já realizou, em parceria com as demais cooperativas da cidade, um Encontro de Jovens Cooperativistas em Carlos Chagas. Nas reuniões promovidas com o quadro social, incentiva a participação dos jovens, através de palestras de interesses dos mesmos. Apoio a participação dos jovens em cursos e treinamentos dentro e fora do município.

TRABALHOS SOCIAIS NA COMUNIDADE

  • Apoio a escolas e entidades com doação de produtos para a realização de eventos;
  • Campanhas educativas sobre a coleta seletiva do lixo;
  • Apoio ao esporte;

Incorporação da Cooperativa Regional Agropecuária de São Domingos do Prata

A partir do ano de 2003 a COOLVAM deu início ao processo de incorporação da Cooperativa Regional Agropecuária de São Domingos do Prata - MG, cujo processo foi finalizado em setembro de 2006, quando então a Coolvam passa a ter mais uma unidade.